Este blogue é da turma do 4º ano da EB1 de Tulha Velha - Corvite.
12.5.09

(Introdução)

 

Há muitos, muitos anos na época dos sábios, viviam numa floresta um sábio chamado Tomás e um peixe que se chamava Nero. O sábio era teimoso, inteligente e alegre. Também era magro, alto, de olhos azuis, cabelo loiro, bem vestido e com um brinco na orelha esquerda. O peixe era alegre e amigo de toda a gente, era também um peixe bonito, simpático, de cor dourada com pintinhas pretas.

O sábio vivia numa casa grande, amarela, com janelas com cortinas azuis claras e um jardim grande na frente da casa por onde passava um rio. Esse rio era muito mesmo muito bom para nadar, era baixo, tinha nenúfares e algas. Nesse rio vivia o Nero que era muito amigo do Tomás, e os dois brincam muitas vezes juntos e nadavam no rio.

 

(Desenvolvimento)

 

Nesse rio, apareciam muitas vezes por semana vários pescadores. Os pescadores vinham de uma aldeia vizinha. O Amazecas estava numa zona protegida. Esse sítio era protegido porque tinha um rio muito bonito e limpo, tinha várias espécies de animais aquáticos. Por este motivo, nessa reserva natural era proibido pescar, caçar, fazer fogueiras, fazer construções sem autorização, poluir e tudo o que possa fazer mal à natureza. O Tomás queria afastar aqueles pescadores para salvar o seu grande amigo Nero. Para isso, elaborou um plano. Ele, com o seu espelho mágico ia reflectir o sol para os olhos dos pescadores para os encandear e fazê-los esquecerem-se do caminho para o Amazecas. Pôs o seu plano em prática conforme tinha planeado e correu tudo como previsto, passado algum tempo os pescadores deixaram de aparecer por ali.

 

(Conclusão)

 

Desta forma, o Tomás conseguiu salvar o seu amigo peixe e proteger o rio dos pescadores que praticavam pesca ilegal.
A partir desse dia, o sábio passou a brincar tranquilamente com o seu amigo Nero.
A magia do espelho resultou mesmo!
Peixinho, peixinho acabou o nosso livrinho.
 

 

Texto da Cláudia, Filipa e José com introdução aperfeiçoada por Joana e desenvolvimento aperfeiçoado pela turma.

link do postPor EB1 do Pinheiral - Taipas, às 00:10  comentar

De Ana Cláudia a 15 de Maio de 2009 às 21:35
Professor, falta a conclusão , e nos já fizemos.
Ana Cláudia

As nossas coisas
mais sobre mim
Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
28
29
30

31